+55 41 2169-7777

Inovação e tecnologia através da leitura

7 de julho de 2020
Inovação e tecnologia através da leitura

O hábito da leitura é um momento de exige concentração e gera o desenvolvimento de seus praticantes. Existem muitos tipos de literatura a disposição, seja ela física ou digital, para que todos possam ampliar seus conhecimentos e até mesmo fugir um pouco para o mundo da imaginação.

Neste novo momento, muitas pessoas buscam por materiais que transformem seu modo de pensar e inove sua rotina e a de seus negócios. Por isto a Teletex separou 5 dicas de livros sobre inovação e tecnologia para você que adora ler e também para você que quer começar este hábito! 😉

 

LIvro Elon Musk

“Elon Musk”, de Ashlee Vange

Elon Musk, amado e odiado por milhões, é o empreendedor mais ousado dos últimos tempos. Ele é o homem por trás dos cobiçados esportivos elétricos da Tesla Motors, dos painéis e baterias de energia solar popularizados pela SolarCity e dos foguetes espaciais da SpaceX, construídos do zero com recursos privados e muito mais baratos que qualquer versão já lançada pelas agências governamentais. Nesse livro, o experiente jornalista de tecnologia Ashlee Vance apresenta um olhar inédito sobre a vida e as realizações inacreditáveis do homem mais audacioso do Vale do Silício. Vance investiga em detalhes a trajetória muitas vezes instável e controversa das empresas de Musk e traça um retrato impressionante do personagem complexo que renovou a indústria com uma série de inovações de enorme impacto político e econômico, num vislumbre do que pode vir a ser o futuro encabeçado pelo progresso de seus negócios visionários. Se ele é simplesmente um lunático ou a mente mais brilhante a ter posto os pés neste planeta, só o tempo dirá, mas sua biografia, hoje, já é parte relevante da história. Em virtude dos investimentos variados de Musk, o livro interessará tanto os leitores de obras sobre negócios e empreendedorismo quanto os aficionados por tecnologia, espaço, energias limpas e carros.

LIvro The Everything Store, de Brad Stone

“The Everything Store”, de Brad Stone

A Amazon.com começou a entregar livros pelo correio. Mas seu fundador visionário, Jeff Bezos, não estava contente em ser livreiro. Ele queria que a Amazon se tornasse a loja de tudo, oferecendo seleção ilimitada e conveniência sedutora a preços disruptivamente baixos. Esta biografia definitiva e reveladora da empresa que fez uma das primeiras e maiores apostas na Internet e mudou para sempre a maneira como compramos e lemos. Brad Stone desfrutou de acesso sem precedentes aos atuais e antigos funcionários da Amazon e aos membros da família Bezos, oferecendo aos leitores a primeira e profunda narrativa da vida na Amazon. Comparado aos outros inovadores de elite da tecnologia – Jobs, Gates, Zuckerberg – Bezos é um homem privado. Mas ele se destaca por sua busca incansável por novos mercados, levando a Amazon a empreendimentos arriscados, como o Kindle e a computação em nuvem

Livro O ambiente de trabalho de 2020

“O Ambiente de Trabalho de 2020, de Jeanne C. Meister e Karie Willyerd”

O ambiente de trabalho do futuro está sendo moldado nos dias de hoje pela Web 2.0 – uma coletânea de tecnologias de mídias sociais revolucionárias – e pela Geração do Milênio, pessoas que nasceram entre 1977 e 1997. A convergência dessas tendências emergentes no ambiente de trabalho criou uma geração de trabalhadores hiperconectados, que estão colocando cada vez mais pressão nos patrões a fim de que revisem suas abordagens sobre gerenciamento de talentos. Em O Ambiente de Trabalho de 2020, as especialistas em recursos humanos, Jeanne C. Meister e Karie Willyerd, oferecem um plano de jogo prático que as empresas podem usar para atrair e manter esses funcionários. Ao fazer isso, acabam por transformar suas empresas, promovendo resultados empresariais extraordinários, tais como: inovação crescente e conexão com os clientes. Baseado em descobertas importantes de duas pesquisas de profissionais globais, e também em estudos de caso de empresas como Deloitte, Cisco, Bell Canada, JetBlue, Nokia e NASA, este livro mostra como as tecnologias sociais, que são utilizadas em marketing fora da empresa para se conectar com clientes, podem ser adaptadas para uso dentro das empresas, visando a conexão com os funcionários.

Livro O algoritmo mestre, de Pedro Domingos

“O Algoritmo Mestre: Como a Busca Pelo Algoritmo de Machine Learning Definitivo Recriará Nosso Mundo”, de Pedro Domingos

Obra indicada para quem quer se inteirar sobre pontos básicos da inteligência artificial, incluindo tipos e o que está sendo feito na área atualmente – tudo de maneira bastante didática. Este primeiro livro de tecnologia é indicado até pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, como um dos indispensáveis para compreender o assunto. Cada vez mais os algoritmos controlam nossas vidas. Eles encontram livros, filmes, empregos e compromissos amorosos para nós, gerenciam nossos investimentos e descobrem novos medicamentos. Gradualmente, esses algoritmos estão começando a operar por aprendizado a partir de trilhas de dados que deixamos em nosso recente mundo digital. Como crianças curiosas, eles nos observam, imitam e fazem experimentos. E nos principais laboratórios de pesquisa e universidades do mundo começou a corrida pela invenção do algoritmo de aprendizado definitivo: aquele que será capaz de aprender qualquer tipo de conhecimento a partir de dados e fazer o que quisermos, sem precisarmos pedir. Machine learning é a automação da descoberta – o método científico com esteroides – que permite que robôs e computadores inteligentes programem a si próprios. Atualmente, nenhuma área científica é ao mesmo tempo mais importante e envolta em mistério. Neste livro, Pedro Domingos traça um percurso pelas cinco maiores escolas de machine learning, mostrando como elas transformam ideias da neurociência, evolução, psicologia, física e estatística em algoritmos prontos para nos servir.

Livro De zero a um, de Peter Thiel

“De zero a um – o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício”, de Peter Thiel

O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1. No livro, o autor revela como construir empresas que criem coisas novas. Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, o progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio — e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto. A competição destrói os lucros dos indivíduos, das empresas e da sociedade como um todo.
De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. No livro, o autor revela como construir empresas que criem coisas novas. Apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação: ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

 

Conte aqui nos comentários se você já leu um destes livros e outra dica sobre o tema!

 

Fonte: Amazon.com