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Cibersegurança

Colaboração

Segurança na comunicação: Como manter a produtividade de maneira segura durante o Home Office

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A migração para o Home Office foi uma das grandes mudanças provocadas pela crise do coronavírus. E, apesar dessa ter sido uma novidade repentina, nas companhias já se percebe uma satisfação com esse novo modelo de trabalho, que deverá continuar no “novo normal” do mundo corporativo.

Esse novo cenário, por sua vez, também trará mais atenções aos cuidados com a segurança na comunicação.

Como as interações entre colaboradores serão feitas de maneira remota, será preciso adotar mecanismos para que os dados corporativos não sejam alvo de cibercriminosos.

Assim, mais do que nunca, a segurança da informação passa a ser fator fundamental na comunicação corporativa.

Neste post, vamos destacar como a tecnologia pode ajudar a manter a produtividade entre suas equipes remotas de forma segura.

Confira!

A importância da comunicação no Home Office

Durante a crise, o regime home office tornou-se a única alternativa para que equipes mantenham o contato entre si.

Os recursos tecnológicos também ganharam sua importância diante desse contexto. Eles permitem uma comunicação eficaz entre gestores e colaboradores, proporcionando uma série de benefícios.

Alguns deles são:

  • Agilidade na troca de informações entre a equipe;
  • Clareza nas ações que devem ser executadas, dando mais condições para o time ser mais produtivo;
  • Facilidade no fornecimento de feedbacks, o que ajuda a corrigir erros com facilidade;
  • Foco maior em resultados;
  • Maior engajamento entre os times.

Essas vantagens, por outro lado, só serão aproveitadas caso haja os cuidados necessários com a segurança. Do contrário, a empresa pode ser afetada negativamente pelo vazamento de dados, que pode comprometer a imagem da marca e o desenvolvimento de seus negócios.

Qual o papel dos softwares de comunicação diante desse cenário?

Um software de comunicação tem um papel estratégico na interação entre empregados e líderes. Ele permite a troca de informações com precisão e agilidade.

Para ajudá-los a entender isso melhor, vamos explicar, de forma detalhada, como as ferramentas de comunicação ajudam na efetivação do trabalho remoto.

Acompanhe!

Manter contato com a equipe 

avanço tecnológico deve ser aproveitado pelas empresas de forma plena para que a comunicação mantenha-se próxima e eficiente. E as ferramentas de comunicação se destacam por apresentar diversos recursos aos usuários.

Há softwares que permitem a troca de mensagens, o envio de arquivos e a realização de reuniões. Muitas organizações, inclusive, têm adotado a videoconferência e telepresença para que os gestores se reúnam com os seus times de maneira remota.

A adoção dessas ferramentas é uma alternativa para manter o contato com a equipe e ter um acompanhamento de como as tarefas estão sendo realizadas. Essa postura é muito importante para os funcionários se manterem ativos durante o home office.

Organizar eventos 

A fim de ganhar tempo e agilidade, a crise também mostrou que os eventos corporativos também podem ser realizados nos canais digitais.

E, para que isso seja possível, as organizações deverão utilizar sistemas capazes de promover webinars (seminários que reúnem um grupo de pessoas virtualmente).

Os webinars são uma excelente opção para as instituições estarem mais próximas do público-alvo e terem a possibilidade de divulgar produtos e serviços de maneira inovadora.

Além disso, essa iniciativa pode ser realizada seguindo as melhores práticas de segurança. Dessa forma, não corre o risco de prejudicar a reputação de uma marca.

Fornecer suporte ao cliente 

Buscar a segurança na comunicação também deve ser uma prioridade quando as empresas oferecem um suporte ao cliente.

Hoje, a utilização de recursos tecnológicos para tirar dúvidas de consumidores sobre produtos e serviços passou a ser uma obrigação no mundo corporativo. Não à toa, as companhias utilizam ferramentas que possibilitam a contato ao vivo com seus clientes.

Principalmente em um cenário de elevada concorrência, a agilidade no atendimento é imprescindível para manter e fidelizar um cliente. Então, contar com softwares que propiciam suporte qualificado aos clientes deve ser uma das prioridades de qualquer empresa.

Realizar treinamentos 

A qualificação da equipe é outro ponto estratégico para as empresas serem mais competitivas e acompanharem as tendências do mercado.

Por isso, é válido adotar programas de capacitação que usem softwares para efetivar o contato entre o instrutor e os alunos com mais agilidade.

Sistemas que contribuem para a realização de treinamentos remotos são benéficos para todos. Por meio dele, o colaborador se mantém atualizado e a empresa consegue aumentar sua produtividade.

Como fica a segurança na comunicação Home Office?

segurança da informação deve ser prioridade, principalmente durante esse movimento de migração para o Home Office.

É comum que gestores e colaboradores troquem dados sensíveis à empresa. Diante disso, é indispensável investir em softwares que minimizem, ao máximo, o risco à confidencialidade das informações corporativas.

Uma das soluções adotadas, com grande sucesso pelas companhias, é o Cisco Webex, que se caracteriza por apresentar diversos recursos como videoconferência, suporte remoto ao cliente, entre outros.

Outro dos pontos positivos de contar com essa ferramenta é seu alto nível de segurança na comunicação. Isso é muito importante para que gestores e funcionários tenham mais tranquilidade hora de compartilhar dados.

Aumente a produtividade e a segurança na comunicação com o Webex

O Webex é uma ferramenta de produtividade que possibilita a comunicação de forma rápida, por meio de chat, vídeo e voz em qualquer dispositivo (desktop, tablet, celular etc.).

Ela também é uma solução completa que permite realizar várias ações, como: reuniões, palestras, atendimento ao cliente e treinamentos. Para tanto, o Cisco Webex conta com diversos módulos (Webex Meeting Center, Webex Event, Webex Support Center e Webex Training Center). Todos se caracterizam por serem de fácil aplicação no meio corporativo.

Por fim, com esse software a segurança na comunicação também é mais eficiente. O Webex permite concluir todas as tarefas de maneira segura, por criptografar os dados compartilhados e evitar o vazamento de informações sensíveis às empresas.

Se ficou interessado em obter mais informações sobre o Webex, entre em contato conosco. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!

Lucas Campolina | Gerente de Arquitetura & Soluções ao Cliente