Somos especialistas em Tecnologia da Informação e desenvolvemos soluções que simplificam, inovam, agilizam e transformam os negócios de nossos clientes

Referência em tecnologia, somos especialistas em Tecnologia da Informação e desenvolvemos soluções que simplificam, inovam, agilizam e transformam os negócios de nossos clientes, proporcionando um diferencial competitivo e conectando-os com serviços modernos e eficazes.

Conectividade

Como a SD-WAN pode auxiliar a TI de sua empresa

Os desafios de gerenciar um mundo corporativo totalmente conectado não param de crescer. Ter uma conexão rápida e confiável se tornou um pré-requisito, e as tecnologias tradicionais já não são suficientes. Nesse cenário, novas soluções como a SD-WAN, são a resposta para superar os desafios.

Uma WAN (Wide Area Network) é uma rede que cobre uma longa distância, como por exemplo, a interligação entre filiais e a matriz de uma corporação. Já a SD-WAN é a evolução desse conceito. Com uma camada de software (Software Defined), a rede WAN se torna muito mais controlável.

Quer entender mais sobre a SD-WAN e por que ela pode auxiliar sua empresa? Acompanhe!

O que a SD-WAN?

Como já foi dito, a rede WAN cobre uma grande extensão geográfica. Ela é usada, por exemplo, para integrar diferentes unidades de uma mesma empresa, para conectar colaboradores que estão fora da companhia, ou conectar o negócio com clientes e fornecedores. A própria Internet, que cobre toda a área global, pode ser considerada rede WAN.

Atualmente, as redes WAN são controladas principalmente pelo protocolo MPLS (Multiprotocol Label Switching). Nesse protocolo, os roteadores decidem o encaminhamento mais adequado para os pacotes de dados rotulados, os quais trafegam através dessa rede.

No entanto, aconteceram mudanças no mercado corporativo que tornaram a gestão das redes WAN mais complexa. Principalmente pelo crescimento do volume de dados trocados, devido ao uso de diversos aplicativos e da explosão da computação em nuvem, o desempenho da rede WAN tradicional deixou de ser suficiente para muitos negócios.

Alta latência, baixa largura de banda e falta de visibilidade dos aplicativos são alguns dos problemas enfrentados. Para solucionar todos esses problemas, surgiu a WAN definida por software, a SD-WAN.

A camada de software adicionada à rede faz com que seja possível, programar cada dispositivo da rede WAN e controlá-los remotamente, bem como todos aplicativos que através destes trafegam seus dados. O sistema escolhe o melhor percurso de roteamento a ser utilizado naquele determinado momento e para determinada aplicação, mesclando diversas conexões WAN (MPLS, Internet, LTE etc.) para atingir desempenho máximo.

Em comparação com a tecnologia MPLS, o roteamento na SD-WAN é mais inteligente pois se utiliza da possibilidade de usar diversas tecnologias em conjunto para chegar ao destino pretendido, considerando as métricas de qualidade de cada link, em vez de apenas um determinando link como no MPLS.

Os benefícios da SD-WAN

A gestão por software utilizada na SD-WAN representa uma grande evolução e traz diversos benefícios para os negócios que a adotam. Entenda as principais vantagens!

Gestão da rede WAN simplificada

Na SD-WAN, a gestão da rede é centralizada em uma plataforma única de gerenciamento. Isso significa que as equipes de TI podem implementar configurações em todos os dispositivos WAN com muito mais facilidade.

É possível automatizar diversas tarefas de gerenciamento dessa rede, como por exemplo, a criação de políticas de priorização de aplicações de negócio por link contratado, tornando a gestão da WAN muito mais simples.

Desempenho otimizado para aplicativos

A SD-WAN oferece mais flexibilidade e permite a integração de vários links, dispositivos, serviços e APIs. Diferentes provedores e conexões podem ser utilizados em conjunto e um software determina o melhor canal caminho para assegurar conectividade total.

A SD-WAN também gera relatórios de desempenho e identifica falhas de conexão, facilitando a resolução de problemas. O resultado disso é o melhor desempenho dos aplicativos, melhor visibilidade dos vários links contratados e redução de sobrecargas e falhas nas conexões.

Melhor experiência para o usuário

Com os aplicativos — inclusive da nuvem — funcionando cada vez melhor, uma rede mais confiável e com menos falhas de conexões, permite que a experiência do usuário seja aprimorada. Todos os colaboradores, clientes e parceiros que utilizarão a sua estrutura de SD-WAN, perceberão a melhoria no desempenho e na integridade da rede WAN.

Segurança garantida

A gestão por software também se aplica à segurança dos dados. Isto é, na SD-WAN também podem ser aplicadas políticas centralizadas de proteção. É possível migrar os protocolos de segurança já utilizados na rede WAN tradicional para a SD-WAN, mantendo os investimentos e o aprendizado.

Além disso, por oferecer uma gestão centralizada, fica mais fácil garantir que toda a rede e os dispositivos estejam dentro dos padrões de segurança. A SD-WAN permite que os dados sejam protegidos em todas as unidades de negócio conectadas à rede WAN. Desse modo, as informações ficam protegidas em todas as partes da WAN e não apenas nos data centers ou na matriz.

Redução de custos

É possível reduzir custos ao migrar da WAN tradicional para a SD-WAN. Isso acontece por diversos motivos, tais como:

  • o custo com hardware e manutenção é reduzido, já que é possível usar máquinas virtuais e outros recursos centralizados;
  • o trabalho de gerenciamento da rede é minimizado significativamente, diminuindo o gasto com mão de obra;
  • é possível utilizar diferentes tipos de conexões como LTE (3G e 4G), ou banda larga tradicional (ADSL), o que traz a liberdade para escolher a que for mais em conta e vantajosa para cada caso;
  • boa parte do legado da WAN tradicional pode ser reaproveitado, de modo que o investimento da migração para a solução de SD-WAN não seja exageradamente alto.

Ou seja, a SD-WAN acaba apresentando melhor custo-benefício que a tradicional WAN controlada por MPLS e, assim, se torna indispensável para os negócios atuais.

SD-WAN: essencial para os negócios

Ao conhecer os benefícios alcançados com a aplicação de uma camada de software, fica fácil entender que a SD-WAN é essencial para as empresas na era digital. Essa solução melhora a experiência dos usuários e otimiza a velocidade das conexões, aumentando a produtividade dos negócios.

Segundo um relatório da IDC, 95% dos negócios pesquisados usam ou têm planos para usar a SD-WAN nos próximos dois anos, o que comprova a importância dessa rede para o seu crescimento.

Como vimos, a SD-WAN traz mais visibilidade, maior controle e melhor desempenho para as redes de longa distância. Ela é uma grande aliada das empresas que querem viver a era da computação em nuvem e hiperconectividade de forma plena.

Com menos custos, gestão simplificada e controle total da rede WAN, a SD-WAN é a resposta para muitos dos desafios atuais dos negócios! Entre em contato conosco e agende uma reunião.

Rafael Santos – Gerente de Pós Venda