Banrisul
Banco brasileiro fortalece seu ambiente de armazenamento com o Cisco MDS

Fabricante:
Cisco
Serviço Teletex
Teletex
Tecnologias:
Conectividade
Contrato-24x7
Inovação
NOC Monitoramento 24x7
Performance de Aplicações
Serviços
Suporte Especializado
Atendendo a mais de 365 cidades, o Banrisul é um dos maiores e mais antigos bancos do Brasil. Mas uma nova onda de concorrência está forçando a instituição estatal a reexaminar e revitalizar processos de negócios vigentes já há bastante tempo.
O Banrisul reformulou a estrutura e o papel de sua organização de TI. Além de adotar práticas de DevOps, os líderes de TI do banco desejam fazer um maior uso dos recursos da nuvem, metodologias ágeis, soluções de Internet das Coisas (IoT) e tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML). E eles fizeram atualizações críticas da infraestrutura de TI do banco para apoiar essas ambições.
Com a ajuda da Teletex, canal certificado Cisco Gold Partner, o Banrisul implantou os switches Cisco MDS para aumentar o desempenho e a flexibilidade de sua rede de área de armazenamento (SAN). Com várias camadas de inteligência de rede e armazenamento, segurança avançada e gerenciamento unificado, os switches Cisco MDS suportam redes de armazenamento escaláveis e altamente disponíveis.
“O Cisco MDS atendeu a todos os nossos requisitos técnicos e também foi o melhor preço”, diz Gustavo Barreto, Analista de TI do Banrisul, observando o processo de licitação aberto exigido por lei. “É fácil de configurar e fácil de usar.”
Como instituição financeira administrada pelo governo, que atende milhões de cidadãos e empresas no Brasil, os serviços do Banrisul – abrangendo canais móveis, online, filiais e parceiros – devem estar continuamente disponíveis. “Não é aceitável ficarmos offline”, sintetiza Barreto. “A melhor parte deste projeto foi que fizemos [a migração] com zero tempo de inatividade.”
A Teletex estabeleceu duas malhas SAN independentes, explica ele, e as migrou uma de cada vez usando scripts automatizados. Além de permitir uma migração de tempo de inatividade zero, as duas malhas apresentam replicação síncrona e fornecem redundância crítica.
“O Cisco MDS aumentou o desempenho de nossa SAN, reduziu a latência das aplicações e teve um impacto direto na experiência do cliente”, observa Barreto. “Nossos serviços são mais acessíveis e nossas transações são mais rápidas”, acrescenta.
Jornadas de transformação digital levam tempo, e Barreto diz que os switches Cisco MDS estão ajudando a conectar os sistemas legados do Banrisul com novas aplicações e cargas de trabalho, 80% dos quais são virtualizados. Os switches podem suportar tudo, desde o mainframe antigo do banco até uma série de tecnologias de próxima geração.
Com treinamento da Cisco e scripts de migração da Teletex, o Banrisul planeja aumentar o uso da “infraestrutura como código”. “Usamos os scripts de migração todos os dias para automatizar nossa infraestrutura de armazenamento”, afirma Barreto. “Planejamos integrar todos os nossos contêineres, máquinas virtuais (VMs), zonas e discos, e continuaremos a usar scripts para configuração, implantação e orquestração”, projeta.
Fonte: https://ebooks.cisco.com/story/banrisul/page/1?CCID=cc001060&DTID=odicdc000016
Benefícios
- Melhor experiência ao cliente
- Aceleração no desempenho de SAN e aplicações
- Maior integração e automação de sistemas