Somos especialistas em Tecnologia da Informação e desenvolvemos soluções que simplificam, inovam, agilizam e transformam os negócios de nossos clientes

Referência em tecnologia, somos especialistas em Tecnologia da Informação e desenvolvemos soluções que simplificam, inovam, agilizam e transformam os negócios de nossos clientes, proporcionando um diferencial competitivo e conectando-os com serviços modernos e eficazes.

Conectividade

Wi-Fi 6.0: o que você precisa saber

Ouça agora este conteúdo! Só dar play:

A tecnologia vem mudando rapidamente, e a cada novo dispositivo que surge, a demanda por conectividade também cresce. Por isso, tivemos em 2019 o lançamento do novo padrão de conexão sem fio: o Wi-Fi 6.0, a sexta geração de conexão wireless.

É claro que o primeiro diferencial para o modelo atual é que a conexão será mais rápida do que antes. Mas além dessa velocidade, bem como o do alcance da rede, existem vários outros benefícios do uso dessa nova geração.

O Wi-FI 6.0 irá remodelar a maneira como os roteadores lidam com o crescimento contínuo no número de dispositivos conectados à internet, seja nas casas ou nas empresas. Então, leia o conteúdo completo para saber de tudo que precisa a respeito do assunto

O que é o Wi-Fi 6.0?

Primeiramente, vamos entender o conceito do Wi-Fi 6.0. Esse modelo, também chamado de 802.11ax pela nomenclatura técnica, é a versão mais recente do padrão 802.11 para transmissões de rede sem fio, que nada mais é do que chamamos de Wi-Fi. Além disso, essa é uma atualização direta da versão anterior do padrão Wi-Fi, chamada 802.11ac.

Ele foi homologado e lançado no dia 16 de setembro de 2019, pela Wi-Fi Alliance, órgão responsável pela implementação do padrão Wi-Fi.

A partir de agora, os novos dispositivos começarão a chegar com o Wi-Fi 6.0 por padrão. Ao substituir seu telefone, notebook ou consoles de jogos nos próximos anos, você terá novos aparelhos com a versão recente do Wi-Fi.

E o mais importante: empresas de todos os portes e segmentos ganharão benefícios com a adoção desse padrão!

No entanto, é importante saber que a rede baseada em Wi-Fi 6.0 só vai funcionar com os roteadores específicos para Wi-Fi 6.0.

As vantagens do Wi-Fi 6.0

Para que as mudanças fiquem claras, conheça agora as 5 principais vantagens com a chegada do Wi-Fi 6.0!

1. Velocidade

A velocidade é uma das vantagens que mais se destacam no conjunto de benefícios do Wi-Fi 6.0. No padrão atual, da 5ª geração, o Wi-Fi é capaz de chegar a 3,5 Gbps. Mas como o novo padrão funciona em frequências de 2,4 e 5GHz, sua capacidade poderá chegar a até 14 Gbps.

Isso representa um aumento de 4 vezes na capacidade máxima que era possível até então, e pode fazer toda a diferença para estruturas que dependem dessa rápida troca de dados, por exemplo.

2. Possibilidade de se conectar mais dispositivos

Existem duas tecnologias principais que aceleram as conexões Wi-Fi 6.0: MU-MIMO e OFDMA.

O MU-MIMO, que significa Multi-Usuário, Entrada Múltipla, Saída Múltipla permite que um roteador se comunique com vários dispositivos ao mesmo tempo, em vez de transmitir para um dispositivo, e depois para o próximo e para o próximo sucessivamente.

No momento, o MU-MIMO permite que os roteadores atuais compatíveis com essa tecnologia já realizem esse trabalho com quatro dispositivos por vez. Mas o Wi-Fi 6.0 permitirá que os dispositivos se comuniquem com até oito dispositivos simultaneamente.

A outra tecnologia, OFDMA, que significa Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal, permite que uma transmissão também entregue dados a vários dispositivos ao mesmo tempo.

3. Mais economia de energia

Uma nova tecnologia do Wi-Fi 6.0 permite que os dispositivos programem as comunicações com o roteador, reduzindo o tempo necessário para manter as antenas ligadas para transmitir e procurar sinais. Isso significa menos consumo de bateria, economia de energia, resultando em uma maior duração da bateria.

Tudo isso é possível devido a um recurso chamado Target Wake Time, que permite que os roteadores agendem os horários de check-in com os dispositivos.

4. Maior segurança

Para que um dispositivo Wi-Fi 6.0 receba a certificação da Wi-Fi Alliance, é necessário que ele conte com o WPA3 (Wi-Fi Protected Access), um novo protocolo de segurança que dificulta a invasão de criminosos virtuais e torna os dados sob um novo tipo de codificação mais robusto: a criptografia de 192-bit.

Portanto, os dispositivos Wi-Fi 6.0, principalmente quando falamos da transmissão de dados pelos roteadores, já incluem uma segurança mais forte do que os padrões anteriores.

5. Menos interferência

Os problemas de interferência causados nas redes de Wi-Fi atualmente acontecem porque o roteador utilizado não consegue diferenciar pacotes de informação que são destinados para ele dos pacotes que são direcionados para outras redes.

Mas com a chegada do Wi-Fi 6.0, as tecnologias vão utilizar uma nova assinatura, chamada de BSS Color. Graças a ela, os dispositivos serão capazes de ignorar dados que não são direcionados a eles, diminuindo as interferências.

O cronograma para a implementação do Wi-Fi 6.0

Para que o uso do Wi-Fi 6.0 seja implementado na prática, o mercado já se movimenta para entregar as soluções que vão possibilitar sua aplicação.

Dessa forma, existe um cronograma que já está em andamento:

  • Desde meados de 2019, vários fornecedores, inclusive a Cisco, já estão com acesso aos access points Wi-Fi 6.0 disponíveis;
  • Em 2019, a Samsung anunciou sua linha de smartphones compatíveis com Wi-Fi 6.0, a partir do modelo S10. A empresa ganhou prêmio de Melhor Inovação de Wi-Fi justamente por dar suporte ao novo padrão de rede sem fio. Sua principal concorrente, a Apple, também já conta esse suporte no modelo iPhone 11;
  • De 2019 a 2022, com mais clientes e access points chegando ao mercado, usuários e empresas farão a transição para o novo padrão.

É importante dizer que esse cronograma está mais avançado do que a tecnologia 5G, que será o novo padrão de conexão utilizada para os ambientes externos.

E para quem já precisa preparar sua rede empresarial para o novo padrão, é importante escolher as opções de mercado que tragam o desempenho ideal. Com inovações que vão além do padrão Wi-Fi 6.0, as soluções da Cisco oferecem segurança e inteligência com os novos controladores Cisco Catalyst 9800 Series, para uma conexão sem fio perfeita, por exemplo.

Para facilitar ainda mais sua vida no momento de buscar as ferramentas necessárias para implementar o novo padrão Wi-Fi 6.0, a Teletex oferece as soluções da Cisco para você. Confira o portfólio completo e entre em contato para falar com um de nossos especialistas!