Somos especialistas em Tecnologia da Informação e desenvolvemos soluções que simplificam, inovam, agilizam e transformam os negócios de nossos clientes

Referência em tecnologia, somos especialistas em Tecnologia da Informação e desenvolvemos soluções que simplificam, inovam, agilizam e transformam os negócios de nossos clientes, proporcionando um diferencial competitivo e conectando-os com serviços modernos e eficazes.

Inovação digital

Quais as vantagens da terceirização de TI para a sua empresa?

No começo dos anos 2000, com a internet ainda se consolidando, só existia um caminho para as empresas que começavam a desenvolver e comercializar soluções para web: montar sua própria infraestrutura de TI interna. Mas isso resultava em altos custos para a operação. É por isso que a terceirização de TI é um dos principais caminhos utilizados hoje.

Optar por não terceirizar significa dizer que a empresa está aceitando um custo contínuo e de alto valor ao invés de buscar uma solução para esse problema. E na prática, a terceirização de TI é capaz de trazer uma série de benefícios adicionais, algo difícil de se conquistar com uma estrutura interna.

É por isso que preparamos um conteúdo completo para apresentar a você os motivos para realizar a terceirização de TI na sua empresa. Confira!

Terceirização de TI: por que fazer?

Existem dois caminhos principais para a terceirização de TI:

  • Terceirizar a infraestrutura: todos os equipamentos, servidores e bancos de dados ficam alocados com a empresa contratada, que fornece o acesso através da nuvem para seus clientes.
  • Terceirizar a mão de obra: é possível terceirizar uma parte da sua equipe de TI ou até mesmo uma completa. Assim, a empresa que fornece esse serviço, pode alocar profissionais de acordo com as necessidades do seu negócio.

Ao seguir esses dois modelos, você consegue facilitar ao máximo a rotina da sua equipe interna. Mas, para tomar essa decisão, é importante conhecer os benefícios que explicam os diferenciais da terceirização de TI. Então, confira agora os 8 principais!

8 benefícios de implementar a terceirização de TI

1. Redução de custos operacionais

Embora as empresas que terceirizam serviços de TI desfrutem de muitos benefícios, economizar dinheiro é o mais impactante entre eles.

A terceirização ajuda a controlar a saída de capital elevado, principalmente nos primeiros anos de operação. Serviços de TI compõem custos fixos e são bastante caros para empresas que não terceirizam.

Já as empresas que decidem terceirizar a área TI por meio de um parceiro especializado convertem as despesas fixas em variáveis. Assim, liberam o seu capital para ser utilizado em áreas estratégicas. Colaboradores e investidores são mais atraídos por esse modelo, já que a empresa tem mais recursos para se concentrar em áreas de operações que gerem receitas de maneira direta.

2. Menos encargos trabalhistas

Contar com uma infraestrutura de TI interna demanda que a empresa também utilize um grupo de profissionais qualificados para dar conta de toda a operação e ajustes.

Ou seja, uma grande vantagem da terceirização de TI é diminuir o volume dos seus encargos trabalhistas. Isso acontece, pois você passa a contar com um time externo, que já está incluído nos valores que precisa arcar com a terceirização.

Assim, a mudança e saída de colaboradores que estão atuando diretamente com as ações relacionadas a terceirização não impacta o lado financeiro da sua empresa.

3. Mais flexibilidade para a TI

Outra vantagem ao escolher terceirizar está na flexibilidade que o time de TI interno consegue ter. Com um data center local, o trabalho fica “engessado”, sem muitas alternativas do caminho que pode seguir.

Mas a liberdade trazida pela terceirização de TI, ajuda o time interno a desenvolver uma rotina mais flexível para atacar pontos que vão fazer a diferença para o cliente final.

4. Acesso mais rápido às inovações tecnológicas

Um dos grandes problemas de ter uma estrutura interna de data center e conexão de TI é que fica difícil atualizar toda a operação com as inovações em tecnologia que surgem constantemente.

Ao realizar a terceirização, você usará a tecnologia mais atual, que aumenta o seu sucesso e torna sua empresa mais competitiva no mercado.

Com tecnologia de primeira classe, você pode agilizar processos e torná-los mais eficientes e produtivos. A empresa também consegue aproveitar as oportunidades de mercado mais rapidamente com essa ação.

5. Maior segurança e qualidade de serviço

Se sua empresa não é especializada em TI, é provável que uma equipe interna da área, especialmente no começo, cometa alguns erros de segurança que possam colocar em risco as informações confidenciais de sua empresa.

As violações de segurança geralmente vêm de hackers que usam uma mistura de engenharia social e outras técnicas de black hat para roubar dados confidenciais.

Felizmente, as empresas de TI terceirizadas, tendo estudado e lidado com muitos ataques desse tipo, estão mais familiarizadas com suas técnicas. Por esses motivos, elas têm maneiras mais rápidas e eficientes de lidar com as questões de segurança de sua empresa.

6. Aumento de produtividade

Lidar com uma grande demanda vinda dos data centers internos pode exigir habilidades que sua equipe ainda não possui. Já escolhendo a terceirização do projeto nessa área, a produtividade da equipe vai aumentar consideravelmente por fornecer às pessoas a chance de aplicar suas habilidades no que podem fazer de melhor.

Enquanto isso, seu pessoal pode trabalhar focado e mais produtivamente no intuito de adquirir também um novo conjunto de habilidades, com a garantia de que a operação possui um gerenciamento a partir da terceirização.

7. Foco no core business da empresa

Cuidar de uma infraestrutura interna de uma empresa, para suportar todas as ações de TI, não é a atividade principal que sua empresa precisa entregar para os clientes finais, correto?

Principalmente quando você possui uma empresa iniciante no mercado, não pode se dar ao luxo de perder tempo lidando com questões relacionadas à TI enquanto seus concorrentes estão ocupados desenvolvendo seus produtos, conquistando clientes e criando estratégias inovadoras de marketing.

Ao terceirizar uma equipe de suporte de TI, você pode liberar recursos valiosos da empresa para poder se concentrar no que realmente importa, como o desenvolvimento de produtos e na experiência do cliente.

8. Suporte especializado

Um time de suporte qualificado pode prever, prevenir e responder rapidamente a problemas sérios que levam a falhas catastróficas e períodos de inatividade prolongados. E é justamente com esse benefício conquistado através da terceirização de TI que fechamos a nossa lista.

No final, optar por terceirizar com uma empresa confiável deve garantir que as tarefas sejam tratadas de forma hábil e eficiente, sem você ter que se preocupar internamente.

Agora que você já conhece a importância e todas as vantagens que a terceirização de TI pode trazer para a sua empresa, entre em contato com a Teletex IT Solutions e garanta uma entrega de serviços de infraestrutura em Tecnologia da Informação com a qualidade que o seu negócio merece.

Augusto Ziomkowski – Diretor de Engenharia