Somos especialistas em Tecnologia da Informação e desenvolvemos soluções que simplificam, inovam, agilizam e transformam os negócios de nossos clientes

Referência em tecnologia, somos especialistas em Tecnologia da Informação e desenvolvemos soluções que simplificam, inovam, agilizam e transformam os negócios de nossos clientes, proporcionando um diferencial competitivo e conectando-os com serviços modernos e eficazes.

Blog

Como as soluções SIEM atuam na prevenção de ataques cibernéticos?

É comum se deparar com a sigla SIEM no momento de busca por soluções que operem na cibersegurança de sua empresa. Entenda abaixo o que é essa poderosa solução e como ela opera na prevenção de ataques à sua rede.

O que é uma solução SIEM?

Hoje em dia, as redes são mais complexas que nunca. Dessa forma,  protegê-las contra pessoas ou instituições mal intencionadas é uma tarefa ininterrupta dentro das empresas. Para entender como a SIEM pode prevenir ataques cibernéticos, primeiro é necessário saber o que ela significa.

A sigla SIEM (Security Information and Event Management), em português, quer dizer Gerenciamento e Correlação de Eventos de Segurança. O termo surgiu em meados dos anos 2000, a partir do gerenciamento de logs e vulnerabilidades. Desde então é uma solução que vem se aprimorando e ajudando empresas na proteção de seus dados.

A SIEM é um software que geralmente se encontra integrado a um Centro de Operações de Rede (SOC). Ele tem como objetivo principal ajudar profissionais de cibersegurança no monitoramento, detecção e respostas precisas a ataques.

Como o SIEM atua na prevenção de ataques cibernéticos?

A SIEM conta com duas funcionalidades básicas: gerar relatórios e emitir alertas. Elas são fornecidas através da coleta de informações sobre logs gerados em sua rede. A partir delas, a solução opera na detecção e tratamento de anomalias e comportamentos não-usuais em sua rede, que podem ser indicadores de ameaças.

Relatórios

A SIEM conta com mecanismos que permitem que seus relatórios de incidentes de segurança sejam disponibilizados de forma rápida e clara.  O que  proporciona para a sua equipe uma visibilidade mais nítida das atividades de log. Podemos citar como exemplo tentativas mal-sucedidas de login, possíveis ataques de malwares, entre outras.

Com todos os seus dados centralizados em um só lugar, seus relatórios de conformidade ficam muito mais acessíveis, trazendo para a sua empresa resultados mais exatos e dados mais robustos para suas consultas.

Feita a análise desses relatórios, seu time consegue categorizar que tipo de atividade pode ser considerada suspeita e, a partir daí, começa mais uma operação da SIEM: trabalhar em uma resposta quando notificada.

Alertas

Quando dizemos que a SIEM é notificada, significa que alertas são enviados durante alguma tentativa de ataque para que ela envie uma resposta automática de defesa para esse evento, que deve ser feita de forma rápida e precisa.

Sabendo que os hackers utilizam cada vez mais de técnicas sofisticadas, apenas detectar um ataque não é mais o suficiente. Para uma proteção eficaz, seu time deve conseguir detectar pequenas (quase imperceptíveis) alterações na rede. Além de comportamentos anômalos vindos do sistema e dos usuários. Esses aspectos  podem ser sintomas de atividades maliciosas em curso.

Nesse processo, perspicácia e agilidade são peças fundamentais para a minimização de impactos, e a automação da SIEM vem exatamente para facilitar o trabalho da sua equipe; feito de forma manual, o processo de detecção e reparo de danos pode levar até 8 meses para ser finalizado. Isso acontece porque a sua rede recebe dados de diferentes servidores (Windows, Linux, macOS, firewalls). Por isso existem milhões de formatos de logs, o que sem a ajuda de um software consumirá muito tempo de sua equipe.

Como posso proteger meus dados?

Para segurança dos dados, é necessário que sua empresa conte com uma solução que analise e correlacione automaticamente atividades em várias fontes de dados. Isso  inclui logs, eventos, atividade de usuários, informações de vulnerabilidade e inteligência contra ameaças.

É de fundamental importância que você tenha uma boa visibilidade das informações que foram colhidas. Dessa forma será possível que  seu time consiga analisar, detectar e gerenciar os diferentes tipos de ameaça. Ameaças que podem invadir a sua rede, sem perder tempo com análises e processamentos feitos de forma manual.

Em resumo, quando se fala em cibersegurança, o tempo de resposta é um fator que deve ser colocado como prioridade. Por isso, certifique-se que a sua solução possui uma automação rápida, proativa e eficiente para a resposta a possíveis invasões.

A Teletex atua no mercado há mais de 30 anos e conta com um portfólio repleto de cases de sucesso no setor de cibersegurança. Firmando parcerias com os líderes do mercado, oferecemos soluções para que a segurança de dados prospere em sua empresa.

Fale com um de nossos especialistas e entenda como podemos ajudar